Asociación Católica Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

« Volver

Meio Ambiente leva jornalistas e educomunicadores ao SESC-Vila Mariana

Como se comportam os jornais brasileiros frente ao tema das mudanças globais? Qual o impacto da educação ambiental no comportamento do brasileiro? Que estratégias de comunicação vem o governo adotando no tratamento dos conflitos que envolvem o meio ambiente? Os investimentos do setor privado têm compensado suas contribuições para a acirramento dos problemas ambientais? Que papel cabe, nesse contexto, às ONGs, ao Terceiro Setor e ao sistema formal de ensino? O que é “stress ecológico” e como as crianças e adolescentes se envolvem na luta pela preservação da natureza?

Estas e outras questões serão debatidas durante o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, previsto para ocorrer no espaço do SESC-Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, São Paulo), em São Paulo, entre 28 e 30 de outubro, numa iniciativa do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP, do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, do Canal Futura, do International Institute of Journalism and Communication, de Genebra, Suíça, e do SESC- Serviço Social do Comercio de São Paulo. O público esperado é de 700 pessoas de todo o país.

Está prevista a presença do próprio Ministro Carlos Minc na abertura do evento, assim como o a do Secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge Sobrinho, que acaba de encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei estabelecendo uma política de redução do nível de poluição na cidade. Também confirmou presença a recém-empossada Diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Lúcia Anello, assim como Rachel Trajberg, coordenadora das Conferências Infanto-Juvenis de Meio Ambiente, uma iniciativa do MEC juntamente com estados e municípios. Entre os 54 especialistas que atuarão nas mesas e painéis, encontram-se a jornalista Lúcia Araújo, do Canal Futura; André Trigueiro, da Globo News, Marcelo Leite, da Folha de São Paulo; Mathew Shirts, da Revista National Geographic; Herton Escobar, do Jornal O Estado de São Paulo, Filomena Saleme, da Rádio Eldorado e Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e professor da ECA-USP.

O evento contará, ainda, com Ismar de Oliveira Soares, da ECA/USP, pesquisador do conceito da educomunicação; Daniel Raviolo, sociólogo argentino e fundador da ONG Comunicação e Cultura, de Fortaleza, CE, responsável por projeto de jornal em 1.200 escolas, possibilitando um mapeamento dos problemas ecológicos do Nordeste elaborado por crianças e adolescentes da região, assim como Marcia Rolemberg, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Projeto Nas Ondas do Ambiente, que o Ministro Carlos Minc pretende lançar para todo o país.

Mostras de documentários e atividades artísticas farão parte da programação, ao que se somará uma série de workshops voltados à produção de documentários para Tv e de programa de rádio em escolas, bem como à mobilização multimediática em torno dos temas ambientais, com a presença de especialistas como Leonardo Menezes, do Globo Ecologia; Francisco Costa, do Ministério do Meio Ambiente e do Prof. Carlos Lima, Presidente do Comitê Gestor da Lei Educom, em São Paulo.

O simpósio contará com a cobertura jornalística, por parte de um grupo de 100 adolescentes, com a assistência de 30 educomunicadores de organizações como o NCE/USP, o Canal Futura e o programa Nas Ondas do Rádio, da Prefeitura de São Paulo. As produções serão exibidas através da web-rádio e na programação do Canal Futura. Informações pelo telefone 5080 3142. Inscrições, com opções por atividades, pelo site www.sescsp.org.br.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

*


*

HTML tags are not allowed.



Daily updated software base Software For PC Free Software For You Software Full Version Games Play